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Caminhão de concreto da Concremix

Concreto Protendido

O concreto protendido começou a ser desenvolvido no século XVIII, porém, só obteve sucesso quando o francês Eugène Freyssinet em 1928 desenvolveu um método de ultrapassar a fraca resistência à tração que o concreto possui.

A sua aplicação permite a construção de pavimentos e pontes com vãos mais extensos do que aqueles obtidos com o uso do concreto armado, possibilitando ainda o desenho de elementos estruturais com seções transversais de menor dimensão.

Ao pré-esforçar o aço dos varões cria-se uma carga de aperto que faz com que se crie uma força de compressão que compensa a tensão que o concreto exibiria face à carga.

Técnicas de fabrico

- Concreto Protendido com pré-tração: o concreto é colocado sobre varões tensionados previamente (normalmente pré-fabricados / pista de protensão);

Caminhões de Concreto Concremix - Concreto Protendido com pós-tração / Cordoalha aderida: a tensão é aplicada só após o concreto ter atingido uma dada consolidação, através do uso de macacos hidráulicos que tracionam os varões (as cordoalhas) sendo estes depois fixados à extremidade da estrutura com detentores adequados (NICHOS DE ANCORAGEM);

- Concreto Protendido com pós-tração / Cordoalha Engraxada: cada cordoalha é acondicionada dentro de uma bainha metálica recebendo uma cobertura de graxa especial, sendo assim possível tensionar cada varão independentemente.


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